Marketing Pessoal e Político

Destacar-se na multidão... Esse é o maior segredo! Segredo?

Destacar-se na multidão… Esse é o maior segredo! Segredo?

Desenvolver o “briefing” inicial com o cliente para saber os pontos fortes e fracos a serem utilizados, ou defendidos, durante uma campanha eleitoral.

BRIEFING

Ponto de partida para que possa desenvolver uma campanha vitoriosa.

Às vezes alguns clientes lançam campanhas para efetuar a marcação do nome ou para, simplesmente “marcar território”. Nesses casos o “briefing” servirá de parâmetro para a projeção do cliente no segmento em que atua.

“O briefing ou brífingue é um conjunto de informações, uma coleta de dados passadas em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho, documento, sendo muito utilizadas em Administração, Relações Públicas e na Publicidade. O briefing deve criar um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, é como mapear o problema, e com estas pistas, ter idéias para criar soluções O briefing é uma peça fundamental para a elaboração de uma proposta de pesquisa de mercado e/ou opinião. É um elemento chave para o planejamento de todas as etapas da pesquisa de acordo com as necessidades do cliente”.

MOMENTO

Devemos sempre considerar o instante da campanha, ou seja, estar em sinergia com o momento histórico e cultural da sociedade onde irá haver o pleito.

Existem variáveis que podem ser manipuladas em sistemas coletivos e outras somente podem ser direcionadas sem garantias de sucesso. Em casos de risco de sucesso, o cliente deve participar e conhecer as limitações do projeto e promover as mudanças aconselhadas de forma a minimizar o risco.

COMUNICAÇÃO VISUAL CAMPANHA

O Manual de Comunicação Visual da campanha será desenvolvido em conjunto com o cliente levando em consideração o “briefing” e o “momento”. Outro fator determinante nessa comunicação é o resultado das pesquisas realizadas (leia mais em Pesquisa)

COMUNICAÇÃO VISUAL PESSOAL

Muitas vezes, após os resultados de pesquisas qualitativas aplicadas no segmento de atuação do cliente, nota-se ser necessário uma ‘revisão’ da padronização visual física e dos instrumentos visuais complementares, isto é, eventuais intervenções como plástica corretiva, mudanças de corte de cabelo, dentre outros, na parte física, podem ser necessários ao atingimento dos objetivos. Não esquecer jamais dos complementares como as vestimentas, óculos, lentes, veículo de uso, etc.

Outro item a ser observado é com relação ao comportamento em público. Sem viés, correções serão propostas diante dos resultados obtidos nas pesquisas.

Mais detalhes serão abordados em reunião de apresentação.