A designação do movimento antifascista Antifa como organização terrorista doméstica pelo governo dos Estados Unidos reacende debates sobre legalidade, definição e impacto sociopolítico dessa medida inédita.
Decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo reafirma medidas cautelares contra o prefeito Marcelo de Lima Fernandes e outros investigados, apontados por suposto esquema de desvio de recursos públicos e organização criminosa na prefeitura, com apreensão de R$ 13 milhões em espécie.
Decisão do Superior Tribunal de Justiça solicita reavaliação do afastamento de Marcelo Lima da Prefeitura de São Bernardo do Campo e revoga monitoramento eletrônico, marcando novo capítulo na crise política local.
A Procuradoria-Geral da República acusa Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo de coação no curso do processo judicial por meio da pressão a autoridades e uso de sanções externas, enquanto a oposição rebate classificando a ação como perseguição política.
Revogação do visto de Jorge Messias e de juízes e chefes de gabinete ligados ao STF intensifica tensão diplomática entre Brasil e EUA diante de decisões judiciais envolvendo Bolsonaro e gigantes da tecnologia.
Aplicação da Lei Magnitsky pelo governo Trump bloqueia ativos, restringe operações do Instituto Lex e impõe barreiras inéditas para familiares do ministro do STF, ampliando riscos diplomáticos e empresariais.
A Venezuela realizou exercícios militares na ilha de La Orchila, mobilizando mais de 2.500 militares. Caças Sukhoi Su-30 MK2 armados com mísseis antinavio foram apresentados em meio à presença de navios de guerra dos Estados Unidos no Caribe.