Revogação dos vistos e sanções da Lei Magnitsky contra ministros do STF, procuradores, juízes auxiliares e familiares pelo governo dos EUA aprofundam tensões políticas, diplomáticas e econômicas com reflexos internos e bilaterais.
Avistamentos de drones russos em espaço aéreo europeu, como Dinamarca, Polônia e Romênia, provocam reações oficiais, críticas de países afetados e medidas emergenciais da União Europeia e da OTAN para conter o avanço e os riscos à segurança regional.
A designação do movimento antifascista Antifa como organização terrorista doméstica pelo governo dos Estados Unidos reacende debates sobre legalidade, definição e impacto sociopolítico dessa medida inédita.
Pacote de sanções atinge familiares, auxiliares jurídicos e ministros do STF ligados a Alexandre de Moraes e eleva tarifas de exportação sobre setores estratégicos do Brasil, em meio à disputa diplomática intensificada após os discursos dos dois presidentes na Assembleia da ONU.
Presidentes do Brasil e dos Estados Unidos travam embate público na ONU, expondo divergências sobre sanções, Judiciário, clima e comércio, com impacto direto no futuro das relações bilaterais.